quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Roteirizando..

   O roteiro é tão importante para a linguagem cinematográfica quanto os demais itens, pois ele é um dos elementos que transcende à estória (ficção, folclore, mito) o que se deseja emitir (ou história, caso deseje passar à sua narrativa fatos reais, acontecimentos históricos e sua relação com o passado).
   É sabido que recebemos influência culturais de diversos meios diferentes, que nos moldam como seres pensantes e que nos permitem mesclar essas influências e a partir disso criar algo nosso. Por esse motivo, é fundamental que estejamos receptivos e que não ignoremos fatos simplesmente por pré conceitos antes criados. Todas essas influências que nos chegam formam nossa identidade ao longo do tempo.
   A cultura é produtora do que chamamos de imaginário social, ou seja, é a visão que a cultura tem dela própria. Quando dizemos que o Brasil é o país do futebol e do carnaval, estamos dizendo algo que já nos foi imposto culturalmente ao longo dos anos, não há mais margem para discórdias em relação à esse assunto, pois não se mexe no controle ideológico de uma sociedade.
   O cinema é o guardião do imaginário social. Ele possui o papel ritualístico de transmitir ao telespectador o ideal simbólico de determinada cultura e dar forma assim, ao imaginário. Ou seja, o cinema traduz numa linguagem audiovisual o que chamamos de imaginário social.
   Após analisado todo esse conteúdo, pode-se dizer que para se ter um roteiro bem elaborado, com narrativas concretas e estórias eletrizantes  que conquiste o expectador, é necessário ter uma bagagem cultural diversificada, pra que assim se possa elaborar projetos de valor.

   "Nunca se esqueça disso. Não existe assunto ruim, e sim história ruim."


1. Conceito / Estória / História

   O primeiro passo de todos, pra se obter uma narrativa cinematográfica, se inicia com a concepecão de uma ideia, que nem sempre surge de um estalo, mas que na verdade é fruto daquela bagagem cultural à qual já mencionamos anteriormente.
   Quando a ideia estiver definida, parte-se então para a elaboração do roteiro, que é dividido em várias etapas.
   Após este processo, se desenvolve o logline, que é o resumo de sua história em uma única frase.
   Ex.: Título: Como treinar o seu dragão 2.
   Logline: Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes.


2. Sinopse / Roteiro

   Sinopse tem como meta estruturar uma narrativa. É uma narração breve e o primeiro passo pra organizar uma história em forma de roteiro.
   
   Roteiro é a narração estruturada de uma sequência de cenas, é a organização de ideias do criador, a representação do cenário da fantasia. Um bom roteiro segue tais itens: a) Estrutura- Apresentação do conflito (personagens, época, conflitos); b) Desenvolvimento; c) Solução (resolução do problema); d) Engajamento.

   Sua produção é dividida sempre em três atos:
   ATO I - Apresentação - personagens do enredo, época em que se passa, ano em que se passa, objetivos dos personagens e outros itens que definem o enredo.
   ATO II - Conflito - oposição aos personagens, conflitos da trama.
   ATO III - Resolução - a resolução dos conflitos apresentados.
Como toda boa história, início, meio e fim devem ser transmitidos (não necessariamente nessa ordem) para que a estória tenha fundamento.


3. Captação

Captação das cenas todas através dos planos (que já vimos em um outro post aqui =D ).


4. Montagem

Montagem métrica que passa a caracterizar a sequência.


Um bom enredo segundo James Scott Bell:
   Lead - personagens principais
   Objective - quais os objetivos dos personagens
   Conflict - que o personagem enfrenta até chegar ao objetivo
   Knockout ending - final coerente que gera impacto na história. Ponto de virada na trama.


   A construção narrativa é capaz de revelar valores e por vezes indicam práticas sociais e individuais, fomentam significados que atribuímos às nossas vidas, orientam formas pelas quais nos relacionamos com as coisas e com as outras pessoas.


Conteúdo desenvolvido como disciplina da matéria de Produção de Vídeo I, pelo professor Carlos André "Camarão". FAAL.

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